Vou começar a fazer uns tutoriais também.
Os primeiros vão focar no básico, em animações.
Criando um movimento:Primeiro, para se criar um movimento, precisa-se de um objeto qualquer:
(por essa ser uma screenshot da minha tela inteira, só coloquei um link para ela, clique para ampliar. Obs, ignorem aquela mensagem no canto superior esquerdo, sem querer deixei meu mouse lá enquanto tirava a ss)
Toda animação tem um começo e um fim, mostrando para o Flash onde e quando a animação começa e onde e quando ela termina, ele faz o resto.
Para isso: Posicione o objeto na posição de início.
Vá na linha do tempo clique no quadro que quer que ela termine e pressione F6, para criar um Keyframe(ou Quadro Chave):
Agora, movimente o objeto até o fim de sua trajetória.
Clique com o botão direito em algum lugar na camada entre o primeiro quadro e o quadro chave, e clique em "Create Motion Tween" ou "Criar interpolação de movimento".
clique e arraste a parte vermelha sobre a linha do tempo para se mover entre os quadros e ver a animação.
Lembrando que para escolher o tempo da animação, basta multiplicar o tempo em segundos pelo Fps do arquivo, o padrão é 12 Fps, mas para uma animação melhor é recomendado no mínimo 25.
Por exemplo, para uma animação durar 2 segundos a 25 Fps, ela precisa de 50 quadros.